VULCANISMO: vulcões são bons ou ruins?

 


Um vulcão é uma estrutura formada pela saída de magma/larva e gases na superfície da Terra. Apresenta uma abertura, a cratera, por onde o material é expelido, e um cone formado pelo acúmulo de rochas originadas do resfriamento da lava e da deposição dos fragmentos e cinzas lançados.

As rochas formadas a partir do resfriamento da lava são chamadas rochas magmáticas ou ígneas (do latim ignis, que tem origem no fogo, a altas temperaturas). É o tipo de rocha que predomina na Terra.

As cinzas lançadas na atmosfera podem provocar alterações climáticas significativas na região e mesmo no planeta. Evidências científicas sugerem que a intensa atividade vulcânica no passado tenha provocado a extinção de inúmeras espécies de seres vivos que não conseguiram sobreviver depois das alterações climáticas.

Embora os vulcões causem destruição e medo, eles podem ser encarados como fonte de vida e prosperidade. As cinzas lançadas ao seu redor, bem como a decomposição das rochas magmáticas, favorecem a formação de um solo muito fértil para a agricultura. Por esse motivo, muitas populações acabaram se fixando em regiões próximas a vulcões.

AGENDE SUA AULA SOBRE GEOLOGIA GEOGRÁFICA 


FAÇA SEU ORÇAMENTO DO SEU TRABALHO ACADÊMICO


GRUPOS NO WHATSAPP




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUSTENTABILIDADE NO CONSUMO DA ÁGUA

MIGRAÇÕES INTERNAS NO BRASIL

O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL