VULCANISMO: vulcões são bons ou ruins?

 


Um vulcão é uma estrutura formada pela saída de magma/larva e gases na superfície da Terra. Apresenta uma abertura, a cratera, por onde o material é expelido, e um cone formado pelo acúmulo de rochas originadas do resfriamento da lava e da deposição dos fragmentos e cinzas lançados.

As rochas formadas a partir do resfriamento da lava são chamadas rochas magmáticas ou ígneas (do latim ignis, que tem origem no fogo, a altas temperaturas). É o tipo de rocha que predomina na Terra.

As cinzas lançadas na atmosfera podem provocar alterações climáticas significativas na região e mesmo no planeta. Evidências científicas sugerem que a intensa atividade vulcânica no passado tenha provocado a extinção de inúmeras espécies de seres vivos que não conseguiram sobreviver depois das alterações climáticas.

Embora os vulcões causem destruição e medo, eles podem ser encarados como fonte de vida e prosperidade. As cinzas lançadas ao seu redor, bem como a decomposição das rochas magmáticas, favorecem a formação de um solo muito fértil para a agricultura. Por esse motivo, muitas populações acabaram se fixando em regiões próximas a vulcões.

AGENDE SUA AULA SOBRE GEOLOGIA GEOGRÁFICA 


FAÇA SEU ORÇAMENTO DO SEU TRABALHO ACADÊMICO


GRUPOS NO WHATSAPP




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O RELEVO AMAZÔNICO

SUSTENTABILIDADE NO CONSUMO DA ÁGUA

TECNOPOLOS