SUSTENTABILIDADE NO CONSUMO DA ÁGUA
Para o produtor rural ter um bom manejo da irrigação é muito importante, pois é através desse manejo bem conduzido que o produtor fará economia de água e de energia, fornecendo às culturas apenas a quantidade de água necessária em cada ocasião, e não operando sempre o seu sistema na máxima capacidade.
Os métodos de irrigação, que variam de acordo com o tipo de solo, de clima, de culturas, de disponibilidade de energia e de condições socioeconômicas, garantem fornecimento controlado de água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, assegurando a produtividade e a sobrevivência da plantação. Eles complementam a precipitação natural e, em certos casos, podem até mesmo enriquecer o solo com deposição de elementos fertilizantes.
- PROFESSOR J NADSON: No passado muitos prognósticos, traziam previsões sem prever também o avanço tecnológico que presenciamos hoje. Todo esse aparato tem auxiliado várias áreas da economia e uma das principais é a agricultura. Desde meados da década de 60 a 70 esse setor foi alvo de grande avanço tecnológico. hoje existe capacidade de produzir mais consumindo pouco.
Os métodos são: por superfície, no qual a aplicação da água é feita diretamente sobre a superfície do solo e distribui-se por gravidade; Por aspersão, método mais convencional e de preferência de diversos empresários agrícolas, que é feita através de aspersores que simulam uma precipitação natural, mas de forma controlada; Localizada, que é a aplicação de água no solo diretamente em pontos específicos de culturas em pequenas quantidades, durante um longo período de tempo. Essa aplicação de maneira “pontual” é um método bastante eficiente, que possibilita alcançar uma ótima utilização dos recursos hídricos; E, por fim, a subirrigação, no qual a umidade atinge as raízes das plantas por meio da ascensão capilar, sendo feita através da aplicação de água abaixo da superfície do solo, diretamente nas raízes das plantas. Esse método pode estar associado a um sistema de drenagem.
- PROFESSOR J NADSON: Percebe-se que existem várias maneiras de irrigar a terra, mas o ideal é que haja maior precisão, isto é, quando se utiliza menos água e a produtividade continua alta. É mister, haver mais pesquisas talvez mediada ou direcionada pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa em Agropecuária) para haver mais opções de soluções tecnológicas.
Dentre os diversos benefícios trazidos pela irrigação, pode-se destacar:
O aumento dos lucros. Isso acontece porque os riscos de falta de água são bem menores. O resultado é o aumento da produtividade e a qualidade dos produtos, além da produção na entressafra, ou seja, mais de uma safra por ano, o que gera maior a rentabilidade.
- PROFESSOR J NADSON: O setor da agroindústria foi um dos principais do Brasil durantes décadas, porém nos últimos anos vem se mostrando o setor mais importante da economia brasileira.
A incorporação de novas áreas ao sistema produtivo. Isso porque, com essas técnicas, existe a possibilidade de implantação de lavouras em regiões mais secas, castigadas pela falta de chuva e baixa produtividade, onde normalmente plantações seriam praticamente impossível
- PROFESSOR J NADSON: Devido a tecnologia que temos hoje, fruto de todo o processo histórico de pesquisa em busca de soluções na agropecuária, o clima mais seco não induz como antes a falta de condição de produção de alimento. Israel produz bastante, Juazeiro na Bahia também, dentre outros exemplos...
A redução de riscos de perda da produção em função das estiagens. Isso devido ao uso constante e controlado de água característico da irrigação, no qual produtor terá mais segurança que sua colheita será satisfatória.
- PROFESSOR J NADSON: Durante muito tempo, a agricultura no semiárido brasileiro era totalmente dependente do clima/tempo, uma das primeiras soluções foi a açudagem, que se trata da criação de barragem ou represas de águas artificial. Desse espelho de água era feito irrigação. Hoje temos mais soluções, desde das sementes geneticamente modificadas há alguns tipos de irrigação.
A preservação do camponês. Pois, além do cunho comercial, a irrigação cumpre um papel social muito importante, que é permitir a permanência de pessoas no campo.
- PROFESSOR J NADSON: É muito importante haver população no campo que vivem do campo, todos os setores da economia deve está bem abastecido. A política de irrigação, crédito rural ajudam a manter mais pessoas no campo. É vital existir tanto a agricultura familiar camponesa como também a agricultura comercial.
FONTE: prohidrojr.com - Matéria (Os Benefícios da Irrigação para sua Plantação)
Comentários
Postar um comentário