EROSÕES

 


Erosão é o conjunto de processos que promovem a retirada e transporte do material produzido pelo intemperismo, ocasionando o desgaste do relevo. Seus principais agentes são a água, o vento e o gelo. O material transportado recebe o nome de sedimento e vai dar origem aos depósitos sedimentares que se transformam em rochas sedimentares após serem submetidos à compactação e cimentação, dando-lhes a consistência de uma rocha. Sendo assim, a erosão é um processo natural na evolução da paisagem, entretanto, a interferência humana, principalmente no que diz respeito ao desmatamento da vegetação natural para o desenvolvimento de atividades agropecuárias, potencializa a erosão, o que causa degradação ambiental. A erosão pode ser de vários tipos, conforme o agente que atua.  


EROSÃO PLUVIAL

É o tipo de erosão causado pela ação da água das chuvas. Em geral, qualquer desgaste do solo ocasionado pelas precipitações pode ser classificado como erosão pluvial, mas nas áreas onde o terreno é menos protegido pela vegetação e outros elementos, os efeitos da ação da água podem ser mais intensamente sentidos.

Fonte: tudoestudo.com.br


EROSÃO FLUVIAL 

Esse tipo de erosão é causado pela água dos rios, transformando o seu curso em vales mais profundos do que o seu entorno. Além disso, quando não há uma vegetação nas margens dos cursos d'água, elas são erodidas pela força das águas, intensificando processos de assoreamento e alargamento do leio das bacias de drenagem.

Fonte: conhecimentocientifico.r7.com

EROSÃO MARINHA (POR ABRASÃO) 

A água do mar provoca erosão através da ação das ondas, das correntes marítimas, das marés e das correntes de turbidez. Seu trabalho é reforçado pela presença de areia e silte em suspensão. A cidade de Olinda, em Pernambuco, é um local em que a erosão marinha tem agido de modo preocupante, com o mar avançando sobre a cidade.

Fonte: knoow.net

As correntes marinhas transportam grandes volumes de sedimentos de uma área para a outra. A ação das correntes de turbidez não é percebida, porque elas atuam entre a plataforma continental e o talude continental.


EROSÃO EÓLICA

Fonte: brasilescola.uol.com.br

No Brasil, as áreas afetadas pela erosão eólica, estão, principalmente, no Nordeste e no estado do Rio Grande do Sul. Para a maioria das condições brasileiras e na atualidade, ela é menos importante que a erosão hídrica. 

A região Central do Brasil também já tem mostrado sinais evidentes do aumento da importância desse tipo de erosão. Entretanto, é consenso que o principal tipo de erosão no país é a hídrica. É um tipo de erosão que, para ocorrer, exige estar o solo desprovido de vegetação, de maneira que técnicas como a semeadura direta e outras que mantêm a cobertura vegetal sobre a superfície do solo, por si, são suficientes para a sua prevenção e seu controle.

A erosão eólica promove a remoção das partículas soltas entre 0,5 e 0,1 mm de diâmetro. As arrastadas são sempre relativamente finas, pois o vento efetua uma seleção local, abandonando rapidamente as frações mais grosseiras, por evidentes razões mecânicas. As poeiras mais tênues podem ser levadas a grandes altitudes, e transportadas, desse modo, a distâncias consideráveis, antes de tornarem a cair sobre o solo, por vezes, sob a forma de precipitação de lama.


GOSTARIA DE SABER MAIS? 
AGENDE SUA AULA PARTICULAR CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO!





REDES SOCIAIS


FONTES CONSULTADAS 

brasilescola.uol.com.br/geografia

cpt.com.br

infoescola.com

mundoeducacao.oul.com.br

ofitexto.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O RELEVO AMAZÔNICO

SUSTENTABILIDADE NO CONSUMO DA ÁGUA

TECNOPOLOS