Fontes de energias são recursos naturais usados pelos seres humanos para criação de energia geralmente usada nas atividades do dia a dia. Essas energias podem ser renováveis, quando os recursos usados não acabam com o uso, e não renováveis, que acabam com o uso e são consideradas combustíveis fósseis. As energias renováveis são provenientes da água, do Sol, do vento, da biomassa etc. Já as não renováveis são o petróleo, o gás natural e o carvão mineral.
O Brasil faz uso dessas energias, tanto as não renováveis, como o petróleo e gás natural, quanto as limpas, como a elétrica, eólica, solar, entre outras. Essas fontes de energia apresentam diversas vantagens e desvantagens. Elas podem ser limpas, ou seja, não destruir ou impactar o meio ambiente, e até mesmo renovar-se com seu uso. No quesito desvantagens, cita-se o valor inicial de investimento, que, na grande maioria da vezes, é de alto custo.
FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA
As fontes renováveis de energia, como o próprio nome indica, são aquelas que possuem a capacidade de serem repostas naturalmente, o que não significa que todas elas sejam inesgotáveis. Algumas delas, como o vento e a luz solar, são permanentes, mas outras, como a água, podem acabar, dependendo da forma como são usadas pelo ser humano. Vale lembrar que nem toda fonte renovável de energia é limpa, ou seja, está livre da emissão de poluentes ou de impactos ambientais em larga escala.
Alguns exemplos de energias renováveis são:
Hidrelétrica - oriunda pela força da água dos rios;
Solar - obtida pelo calor e luz do sol;
Eólica - derivada da força dos ventos,
Geotérmica - provém do calor do interior da terra;
Biomassa - procedente de matérias orgânicas;
Mares e Oceanos - natural da força das ondas;
Hidrogênio - provém da reação entre hidrogênio e oxigênio que libera energia.
FONTES NÃO RENOVÁVEIS DE ENERGIA
A produção de energia é de fundamental importância para a realização das atividades humanas, sobretudo na atual sociedade capitalista, que intensificou a dependência de recursos energéticos no processo produtivo. Isso ocorre porque cada vez mais as máquinas industriais, agrícolas e os automóveis são movidos por essas substâncias.
As fontes de energia não renováveis são as mais utilizadas, visto que elas são extremamente eficientes, com destaque para os combustíveis de origem fóssil (petróleo, carvão e gás natural) e os minérios radioativos (urânio e tório). De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (AIE), essas fontes respondem por 87% de toda energia usada no mundo.
A formação desses materiais leva milhares de anos e o outro fator agravante é que as fontes não renováveis não podem ser repostas pelo homem ou pela natureza em um curto período e, sendo assim, elas irão se esgotar. Segundo estimativas da AIE, caso não se reduza a média de consumo das últimas décadas, as reservas de petróleo e gás natural irão exaurir-se em 100 anos e as de carvão, em aproximadamente 200 anos.
Esse tema é essencial para entendermos a dinâmica da matriz energética mundial, o processo de desenvolvimento industrial, as relações econômicas, as transformações no espaço geográfico, os problemas ambientais, etc. Nesse sentido, essa seção disponibiliza uma série de artigos que abordam as características, forma de obtenção, utilização, vantagens e desvantagens das fontes de energia não renováveis.
FONTES DE ENERGIA NO BRASIL
No Brasil, o principal tipo de energia gerada vem das usinas hidrelétricas, que correspondem a cerca de 71% da capacidade do país. A energia proveniente dessa fonte supre 90% da demanda de energia elétrica do Brasil.
A instalação dessas estruturas iniciaram-se no final do século XIX, mas foi apenas após a Segunda Guerra Mundial que as usinas hidrelétricas se tornaram relevantes na produção da energia brasileira.
A segunda maior fonte de energia do Brasil é proveniente das termelétricas, correspondendo a 28,2% da capacidade do país, sendo composta por: 11,4% a gás, 7,3% por biomassa, 1,7% nucleares e 1,7% por carvão mineral. Ainda que o país possua grande potencial para energia eólica, apenas 0,97% da energia gerada vem dessa fonte.
O Brasil tem potencial para usufruir de importantes Fontes de Energia Renováveis e Não-Renováveis devido à sua diversidade ambiental, estrutura geológica e fatores climáticos do país, que propiciam diversos recursos naturais para captação de energia.
FONTES DE ENERGIA PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS
As fontes de energia primárias são aquelas encontradas normalmente na natureza e utilizadas exatamente do jeito que se apresentam, em seu estado bruto e natural. Entre os principais exemplos estão o urânio, o petróleo, o carvão, o vento, a água e o sol.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHASTAPP
C L I Q U E N A I M A G E M
|
Grupo destinado para alunos do 3º ano, quem está se preparando e professores |
Essas fontes de energia primárias são levadas a um centro de transformação e convertidas em fonte de energia secundária, ficando prontas para utilização como energia elétrica ou também combustível.
ENERGIA E INDÚSTRIA
A industrialização de uma sociedade sempre provoca um notável aumento do consumo energético. As fontes de energia constituem um dos pré-requisitos básicos para o desenvolvimento da atividade industrial, pois para haver fábricas é necessário que existam petróleo, carvão, além de matérias-primas – minérios, madeiras, etc.
No Brasil, notamos que o setor que mais gasta energia é o industrial, com mais de 40% do total. Em segundo lugar, vêm os transportes, com mais de 20%. Depois aparecem, como maiores consumidores de energia, o setor residencial, o comércio e o setor público.
FONTES:
escolakids.uol.com. br
preparaenem.com
blogdoenem.com.br
stoodi.com.br
querobolsa.com.br
todamateria.com.br
brasilescola.uol.com.br
mundoeducacao.uol.com.br
Comentários
Postar um comentário